Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicou em 14 de junho deste ano, a Norma ABNT NBR 17100-1 – Gerenciamento de Resíduos Parte 1: Requisitos Gerais, elaborada com o objetivo de estabelecer requisitos gerais aplicáveis às etapas de gerenciamento de resíduos, desde a origem até sua destinação, incluindo a movimentação e operações intermediárias, se houverem.
A Norma, passou por consulta pública em 2022, e pôde contar com a contribuição da sociedade, da comunidade e dos envolvidos na operação, como os geradores. Representando uma ampla contribuição para o aperfeiçoamento da gestão de resíduos no Brasil, a Norma é fruto de trabalho da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa (CEE246) da ABNT.
Suas 31 páginas são uma fonte de orientação para empresas, governos e demais atores envolvidos no gerenciamento de resíduos, que aborda desde requisitos gerais até aspectos específicos, como rastreabilidade, enquadramento no status de não resíduo, requisitos para classificação como subproduto, pontos de entrega voluntária, ecopontos, ecocentros, resíduos da construção civil, entre outros.
O coordenador de Estudos Especiais da ABNT, Luiz Carlos Busato, pontuou a importância da gestão adequada dos resíduos para o meio ambiente e para a saúde pública, destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que são o foco da ABNT NBR 17100- 1. Prevista para ser composta por várias partes, a Parte 1 da Norma traz uma abordagem inovadora para o gerenciamento de resíduos e promove a sustentabilidade de forma eficiente e padronizada.
Com capacidade de racionalizar e simplificar os processos de gerenciamento de resíduos, as novas regras permitem que as empresas executem esse processo com eficiência, reduzindo custos e aumentando a eficácia. A ABNT NBR 17100-1 assegura a maturidade dos ciclos da cadeia material e estabelece créditos de reciclagem para valorizar os resíduos. Além disso, busca mudar paradigmas ao oferecer ferramentas atualizadas para toda a cadeia de gerenciamento de resíduos.
As empresas desempenham um papel fundamental na sociedade, e conscientizá-las é essencial para o avanço da agenda sustentável. Essa norma agrega valor aos resíduos e, consequentemente, diminui o impacto na natureza e nas cidades, uma vez que estabelece estímulo da cadeia produtiva e do setor empresarial, para se engajarem em pautas como energia sustentável, descarbonização e preservação das matas.
Para garantir a conformidade regulatória da sua empresa, baseada na Norma ABNT NBR 17100- 1, fale com os especialistas da Terraservice e conheça nossas soluções completas em gestão de resíduos. Desenvolvemos e executamos sistemas de gerenciamento de resíduos para os diferentes setores da economia ativa, com experiencia na gestão de resíduos de diversas fontes: urbanos, industriais e da construção civil.
Com a aplicação de logística reversa e fomento à ecologia industrial, a Terraservice promove a sustentabilidade do gerenciamento dos resíduos, garantindo a destinação correta com rastreabilidade de ponta a ponta e redução da pegada ecológica, a partir de planos e projetos de circularidade econômica, executados pelos melhores profissionais do segmento na Serra Gaúcha.
A ABNT NBR 17100-1 é uma ferramenta valiosa para alcançar um desenvolvimento sustentável. Fale conosco e saiba mais.
https://abrelpe.org.br/panorama/